top of page

Assistir filmes com histórias de pessoas mais velhas pode ser uma experiência rica e valiosa para pessoas com mais de 40 anos, proporcionando aprendizados, reflexões e momentos de identificação.


Confira algumas das principais lições que esses filmes podem oferecer:


1. Autoconhecimento e Aceitação:


Explorar as complexidades da vida adulta: Filmes com protagonistas mais velhos podem abordar temas como relacionamentos, carreira, família, perdas e sonhos, ajudando na compreensão das próprias experiências e desafios da vida adulta.


Aceitar o processo de envelhecimento: Ao ver personagens lidando com as mudanças físicas, emocionais e sociais do envelhecimento, é possível se identificar e desenvolver uma visão mais positiva e realista dessa fase da vida.


Redescobrir paixões e propósitos: Histórias de pessoas mais velhas que recomeçam suas vidas ou realizam novos sonhos podem inspirar a busca por novos objetivos e a redescoberta de paixões adormecidas.



2. Empatia e Compreensão:


Desenvolver empatia por diferentes gerações: Ao se conectar com as histórias e perspectivas de personagens mais velhos, é possível ampliar a compreensão de suas experiências, valores e desafios.


Quebrar estereótipos do envelhecimento: Filmes que retratam personagens mais velhos de forma complexa e multifacetada podem ajudar a combater estereótipos negativos sobre o envelhecimento e promover a inclusão social.


Valorizar a diversidade humana: Histórias de pessoas com diferentes origens, culturas e vivências podem contribuir para o desenvolvimento da empatia, do respeito à diversidade e da tolerância.



3. Inspiração e Motivação:


Encontrar força e resiliência: Personagens que superam desafios e obstáculos podem servir como fonte de inspiração e motivação para lidar com as dificuldades da vida com força e resiliência.


Perseguir sonhos e objetivos: Histórias de pessoas que realizam seus sonhos, mesmo na velhice, podem inspirar a busca por novos objetivos e a persistência na realização de metas pessoais.


Manter uma atitude positiva e esperançosa: Filmes que retratam a beleza e a riqueza da vida após os 40 anos podem promover uma visão mais positiva e esperançosa do futuro.



4. Reflexões sobre a Vida e a Morte:


Lidar com o luto e a perda: Filmes que abordam temas como morte, luto e perda podem ajudar a processar emoções difíceis e encontrar formas saudáveis de lidar com a finitude da vida.


Apreciar o presente e as pequenas coisas: Histórias que celebram a vida e seus momentos simples podem inspirar a gratidão pelo presente e a valorização das pequenas coisas que fazem a vida valer a pena.


Deixar um legado positivo: Personagens que inspiram e transformam a vida de outras pessoas podem motivar a reflexão sobre o próprio legado e o impacto que se deseja ter no mundo.



Lembre-se: Assistir filmes com histórias de pessoas mais velhas pode ser uma jornada de autoconhecimento, empatia, inspiração e reflexão. Ao se conectar com essas histórias, você pode enriquecer sua perspectiva de vida, desenvolver novas habilidades e fortalecer sua relação com o tempo e com o envelhecimento.




Minhas tardes com Margueritte 2010

Trailer legendado do filme "Minhas Tardes com Margueritte", com direção de Jean Becker e estrelado por Gérard Depardieu, Gisele Casadesus, Sophie Guillemin e Patrick Bouchitey. É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinqüentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais.

 




Elsa & Fred: Um amor de paixão 2014

Sinopse: Elsa (Shirley MacLaine) é uma romântica, que sonha encontrar um amor para recriar a famosa cena da Fontana di Trevi de "A Doce Vida", clássico filme de Federico Fellini. Fred (Christopher Plummer) é um homem pacato, ainda desacostumado com a recente viuvez. De mudança para um novo apartamento, ele torna-se vizinho de Elsa e o encontro muda a vida dos dois.


 




Amigos inseparáveis 2012


 




A despedida 2019



 



Morangos Silvestres 1957



 




Era uma vez em Tokio 1953

Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.


 




Amor 2012



 




Viver duas vezes 2019


 




The father 2021



 




Rain Man



 




Intocáveis 2012



 



O caso Alzheimer 2003



 




O diário de uma Paixão 2004

bottom of page