top of page

GENTE COMO A GENTE

Pessoas com mais de 40 anos podem encontrar nas biografias de figuras das artes um universo rico em inspiração, aprendizado e reflexão. As histórias de vida de artistas de diferentes áreas -pintores, escritores, músicos, cineastas, atores, etc. - oferecem uma perspectiva única sobre a criatividade, a paixão, a perseverança e a busca por significado na vida.  Cada pessoa pode encontrar nas histórias de vida de seus artistas favoritos algo que a toque de forma especial. Permita-se mergulhar nessas histórias, aprender com elas e se inspirar para viver uma vida mais criativa, apaixonada e significativa.

Aprenda com os mestres da arte: biografias que te farão rir, chorar, se emocionar e repensar a sua própria vida.

image-depicts-two-gloved-hands-pulling-back-vibrant-red-curtain-creating-sense-anticipatio
Cutting Clay

Costinha

A origem de Costinha: Filho de uma portuguesa e um palhaço de circo, o 'Bocó', Lírio Mário da Costa nasceu em 25 de março de 1923, no bairro de Vila Isabel, na então capital federal, Rio de Janeiro. Foi criado em um ambiente de circo até o início da adolescência. Aos 13, seu pai deixou a família e Costinha parou de estudar no terceiro ano do ginásio, começando a trabalhar ainda jovem. Passou pelas mais diversas funções, como garçom, vendedor de bilhetes da loteria, apontador de jogo do bicho, engraxate, faxineiro, motorista e contra-regra. Investiu na carreira artística após sair do exército. Seu primeiro trabalho no teatro foi em 1941, no espetáculo Uma Pulga na Camisola. Em 1942, teve suas primeiras experiências como radialista - inicialmente como Mário Costa, e, posteriormente, já conhecido como Costinha.

Modern Dance

Zagalo

Ele foi o primeiro ser humano do planeta a conquistar quatro títulos em Copas do Mundo de Futebol: bicampeão como jogador (Suécia 1958 e Chile 1962), campeão como técnico (México 1970) e campeão como coordenador técnico (Estados Unidos 1994). Como treinador, também ficou em segundo lugar na França, em 1998. “Ele tem todos os títulos, e acho que vai ser difícil ter outro no mundo, daqui para frente, como ele. Porque ele é bicampeão mundial como jogador, ele é campeão mundial como treinador, campeão mundial como diretor, bicampeão carioca de futebol pelo Botafogo, campeão pelo Flamengo... Por onde ele passou, ele foi campeão”, enfatiza Gérson de Oliveira Nunes, o “Canhotinha de Ouro”, campeão na Copa 1970. “Por isso é que eu sempre digo que a CBF deveria colocar uma estátua do Zagallo na porta da sua sede, quando você subisse os degraus, antes de entrar na porta, estaria lá a estátua dele, você teria que pedir licença a ele para entrar. Isso é o que eu acho do mestre Zagallo”, sugere.

Tennis Balls and Racket

Chico Anísio

Para Chico Anysio, engraçados, mesmo, eram Ronald Golias, Costinha e Oscarito. Por isso, quando decidiu seguir a carreira de comediante, resolveu criar seu próprio estilo: “Vou ser aquele que faz vários”. O primeiro dos vários foi o Professor Raimundo, que nasceu na Rádio Mayrink Veiga, em 1952; cinco anos depois, o personagem chegou à televisão, como escada de Ema D’Ávila em 'Aí Vem Dona Isaura', na TV Rio. Mas o maior humorista do Brasil não permaneceria coadjuvante por muito tempo: em 1959, lançou, na mesma emissora, o seu próprio programa, o 'Só Tantã', logo rebatizado 'Chico Anysio Show'. “Foi um sucesso retumbante! Mexeu com a vida do país. Os aviões e até as sessões de cinema mudaram de horário. Foi a primeira vez que se viu coisa semelhante no mundo, um só artista fazer um programa inteiro na televisão”. No 'Chico Anysio Show', juntaram-se ao Professor Raimundo o Quem-Quem, o Dr. Alfacinha, o Urubolino e o Coronel Limoeiro, entre outros. O artista, que morreu no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, criou nada menos do que 209 personagens ao longo de sua carreira. E a sua capacidade de fazer vários não ficou por aí: ele também foi redator e diretor de rádio e de TV; comentarista esportivo, locutor e radioator; ator e roteirista de cinema; cantor e compositor; pintor e escritor. Chico Anysio foi casado com as atrizes Nancy Wanderley, Rose Rondelli e Alcione Mazzeo, a cantora Regina Chaves e a ex-Ministra da Economia do governo Collor Zélia Cardoso de Mello. Sua última mulher foi a fisioterapeuta Malga di Paula. Teve oito filhos, entre eles os atores Lug de Paula (famoso pelo personagem Seu Boneco, da Escolinha do Professor Raimundo), André Lucas (com quem se apresentou no teatro com a peça 'De Pai para Filho', em 2009), Nizo Neto (o seu Pitolomeu, também da Escolinha) e Bruno Mazzeo.

Arts and Crafts

Nair Belo, Hebe e Lolita

This is placeholder text. To change this content, double-click on the element and click Change Content.

Baking Cream

Rogério Cardoso

Rogério formou-se em Direito em 1983 e seguiu fazendo comédia, principalmente na televisão. Com seus personagens sempre cômicos e marcantes, conseguiu conquistar o gosto do público. Entre eles, se destacou com o estudante Rolando Lero do programa Escolinha do Professor Raimundo (do famoso bordão "Captei Vossa Mensagem Amado Guru!") liderado por Chico Anysio, na Globo. Seu outro grande personagem de sucesso foi o "Salgadinho", na telenovela Explode Coração. O êxito o motivou a tentar carreira na política, elegendo-se vereador pelo PFL do Rio de Janeiro, em 1996. Rogério foi eleito como suplente e veio a assumir o mandato em 1999, ficando dois anos como vereador. Em sua curta carreira na política, realizou projetos sobre questões relacionadas à primeira infância. Apesar da longa carreira na televisão e no teatro, Rogério só veio a atuar no cinema no final da década de 1990. Entre os filmes que atuou, esteve como Padre João em O Auto da Compadecida, grande sucesso do cinema brasileiro.
No início dos anos 2000, atuava ao lado da atriz Nair Bello no programa Zorra Total, onde interpretava o personagem Epitáfio, e aparecia toda semana na TV com o personagem Seu Flor, no programa A Grande Família, um dos mais tradicionais da Rede Globo.
Rogério Cardoso também se destacou como compositor, um dos seus sucessos é muito cantado e conhecido mas poucos sabem que é de sua autoria, a música Pequeno Mundo, versão brasileira da música It's a Small World da Disney.

Young Trumpeter

Stepan Nercessian

Stepan Nercessian nasceu em Cristalina, município de Goiás, no dia 2 de dezembro de 1953. Estreou na TV Globo na novela ‘Bandeira 2’ (1971), de Dias Gomes. Em paralelo à carreira artística, assumiu cargos políticos e segue à frente do Retiro dos Artistas.

Manoel da Nóbrega

Pouco gente sabe ou se lembra, que o criador da Praça da Alegria, foi deputado estadual e Constituinte em 1947. Manoel de Nóbrega nasceu na cidade de Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, em 18 de fevereiro de 1913, filho de Francisco de Nóbrega e de Maria Leonetti da Silva Nóbrega.

Ronald Golias

"Humorista brasileiro nascido na cidade de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, um dos pioneiros da TV brasileira, criador de personagens que se tornaram célebres na telinha e cuja biografia se confunde em muitos momentos com a história da televisão no Brasil. Trabalhou como alfaiate e funileiro e começou a carreira artística nos anos da II Grande Guerra, quando participou de um grupo de acrobacias aquáticas, o Aqualoucos." "Em meados do século passado ingressou no rádio onde conheceu o português/brasileiro Manuel da Nóbrega, pai de Carlos Alberto da Nóbrega, que em pouco tempo o levou para a telinha para trabalhar no humorístico Praça da Alegria. Pacífico, seu primeiro personagem marcante da televisão, nasceu (1956) e se tornou famoso com o bordão ô Cride. No cinema estreou na comédia Um Marido Barra Limpa (1957), de Luís Sérgio Person. Depois participou de chanchadas como Os Três Cangaceiros (1961), onde contracenou ao lado de Ankito e Grande Otelo. Levou para a televisão seu personagem Bronco (1967), que já fazia sucesso no cinema. O Carlos Bronco Dinossauro estreou no humorístico A Família Trapo (1967-1971), da TV Record, e acabou se transformando no mais divertido e atrapalhado personagem do seriado."

Janete Clair

Janete Emmer Dias Gomes, mais conhecida como Janete Clair, foi uma célebre escritora brasileira, autora de folhetins para rádio e televisão. O sobrenome Dias Gomes vem do marido, o também escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes. Janete Clair era uma profissional extraordinária que escrevia novela chorando. Os capítulos originais têm manchas de lágrimas”, revela o diretor Daniel Filho, parceiro da autora em 13 produções do gênero, de Sangue e areia, de 1967, a O astro, de 1977. “Ela se emocionava escrevendo porque acreditava naquilo que escrevia. Era difícil para o público não acreditar também.”

Erasmo Carlos

Erasmo Esteves OMC (Rio de Janeiro, 5 de junho de 1941 – Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2022),conhecido artisticamente como Erasmo Carlos, foi um cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor brasileiro. Um dos pioneiros do rock no Brasil, nos anos 60 fez parceria com o cantor e compositor Roberto Carlos, compondo várias músicas juntos, que gravavam em seus discos em carreira solo. Nasceu no bairro da Tijuca na Zona Norte do Rio de Janeiro, de mãe solteira, vindo a conhecer seu pai, somente aos 23 anos de idade. Erasmo conhecia Sebastião Rodrigues Maia – que mais tarde ficaria conhecido como Tim Maia – desde a infância. Entretanto, a amizade só viria na adolescência por conta do gosto pelo rock and roll.
Erasmo Carlos. Arquivo Nacional.
Em 1957, Tim Maia montou a banda The Sputniks, junto com Erasmo, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito. Wellington desistiu da carreira musical e o único remanescente era Arlênio, que no ano seguinte resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca, Edson Trindade (que tocou violão no grupo Tijucanos do Ritmo, em que Tim Maia tocava bateria) e José Roberto, conhecido como "China", para formarem o grupo vocal "The Boys of Rock".

Golden Boys

Golden Boys é um grupo vocal do movimento Jovem Guarda no Brasil. Eles são, na origem, um quarteto doo-wop, formado por três irmãos: Roberto, Ronaldo, Renato Corrêa, e um amigo, Waldir da Anunciação, falecido em 2004, que os irmãos Corrêa conheceram na Escola Ferreira Viana.

Zilka Salaberry

Nascida Zilka Nazareth de Carvalho, no dia 31 de março de 1917, o sobrenome artístico veio de seu primeiro marido, o ator Mário Sallaberry, com quem ingressou no teatro atuando na Cia de Procópio Ferreira, passando a seguir para Cia de Dulcina de Morais. Atuou ainda nas Cias de Dercy Gonçalves, Alda Garrido e no Teatro dos Sete, ao lado de Fernanda Montenegro. Na televisão, estreou em 1956, na TV Tupi do Rio, no programa Câmera Um, que apresentava teleteatros. Atuou em novelas ao vivo e no lendário Teatrinho Trol, programa que apresentava adaptações de contos infantis. Em 1967 estreou na TV Globo na novela A Rainha Louca, ficando na emissora durante o resto de sua vida, destacando-se em grandes papéis como a Mãe Sinhana na novela Irmãos Coragem, a louca antimãe Kiki Vassourada ou a destemida delegada Donana na novela O Bem Amado. Mas é como a Dona Benta durante 10 anos no seriado O Sítio do Picapau Amarelo que Zilka será eternamente lembrada. Zilka passou a fazer parte da infância de várias gerações de brasileiros, sendo sempre reconhecida pelo público como a Vovó Benta. Uma das mais queridas atrizes da televisão brasileira, Zilka Salaberry atuou na TV Globo até 2002, totalizando mais de 40 trabalhos na emissora. Zilka Salaberry fazia parte de uma família de artistas, era filha da atriz e radialista, Luísa Nazareth e irmã das atrizes Alair Nazareth e Lourdes Mayer. Zilka morreu em 10 de março de 2005, no Rio de Janeiro, depois de quase um mês hospitalizada para tratamento de insuficiência renal, infecção urinária e desidratação. A atriz estava com 87 anos.

Pessoas com mais de 40 anos podem aprender muito com as histórias dos cantores da época dos discos de vinil. Esses artistas, que viveram em uma época de transição e mudanças na indústria da música, têm lições valiosas a compartilhar sobre criatividade, adaptação, resiliência e paixão pelo que fazem.

Criatividade e Autenticidade:

  • Construindo uma identidade única: Os cantores da época dos discos de vinil não tinham modelos a seguir. Eles precisavam criar sua própria identidade musical, explorando diferentes estilos e influências. Essa busca pela autenticidade é fundamental para se destacar em qualquer área.

  • Experimentação e inovação: A indústria da música estava em constante evolução, com novas tecnologias e formatos surgindo a todo momento. Os artistas precisavam experimentar e inovar para se manterem relevantes. Essa capacidade de adaptação e reinvenção é essencial para o sucesso em um mundo em constante mudança.

Resiliência e Persistência:

  • Superando desafios: A carreira musical é repleta de desafios, como a rejeição de gravadoras, a falta de oportunidades e a dificuldade de se manter relevante ao longo do tempo. Os cantores da época dos discos de vinil precisaram ser resilientes e persistentes para superar esses obstáculos e alcançar o sucesso.

  • Acreditando em seus sonhos: Muitos artistas enfrentaram críticas e dificuldades ao longo de suas carreiras. No entanto, eles acreditaram em seus sonhos e seguiram em frente, mesmo diante das adversidades. Essa persistência é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer área.

Paixão e Dedicação:

  • Amor pela música: Os cantores da época dos discos de vinil eram apaixonados pela música. Eles se dedicavam inteiramente aos seus trabalhos, buscando sempre a excelência e a inovação. Essa paixão é contagiante e inspiradora, mostrando que o amor pelo trabalho é fundamental para o sucesso.

  • Compromisso com o público: Os artistas tinham um grande compromisso com o público. Eles se esforçavam para oferecer o melhor conteúdo possível, buscando sempre a qualidade e a relevância. Esse compromisso é fundamental para construir uma carreira de sucesso e conquistar o reconhecimento do público.

Humildade e Aprendizado:

  • Reconhecendo seus erros: Os artistas não tinham medo de errar. Eles sabiam que os erros faziam parte do processo de aprendizado e que eram importantes para o seu desenvolvimento profissional. Essa humildade é fundamental para crescer e evoluir em qualquer área.

  • Aprendendo com os outros: Os artistas estavam sempre dispostos a aprender com os outros, seja com seus colegas de trabalho, com seus mentores ou com o público. Essa abertura para o aprendizado é essencial para se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho.

Legado e Inspiração:

  • Deixando um legado: Os cantores da época dos discos de vinil deixaram um legado valioso para as futuras gerações. Eles abriram caminho para novos talentos, criaram novas formas de expressão musical e contribuíram para a construção da cultura brasileira.

  • Inspirando novas gerações: As histórias de vida e de carreira dos artistas são uma fonte de inspiração para as novas gerações. Eles nos mostram que é possível realizar nossos sonhos, superar desafios e deixar um legado positivo para o mundo.

Ao conhecer a história e os ensinamentos dos cantores da época dos discos de vinil, pessoas com mais de 40 anos podem se inspirar, aprender e se motivar a seguir em frente em suas carreiras e projetos de vida. Afinal, a experiência e a sabedoria acumuladas ao longo dos anos são um tesouro que pode ser ainda mais valorizado com a paixão, a criatividade e a resiliência que os artistas nos ensinam.

Alguns exemplos de cantores icônicos da época dos discos de vinil e suas lições:

  • Elvis Presley: O rei do rock and roll nos ensinou sobre a importância da autenticidade, da ousadia e da paixão pela música.

  • The Beatles: A banda britânica revolucionou a música pop com sua criatividade, inovação e capacidade de se adaptar às mudanças.

  • Aretha Franklin: A rainha do soul nos inspirou com sua voz poderosa, sua paixão pela música e sua luta por igualdade e justiça.

  • Bob Dylan: O cantor e compositor americano nos ensinou sobre a importância da mensagem, da poesia e da contestação social.

  • David Bowie: O camaleão do rock nos mostrou a importância da reinvenção, da experimentação e da quebra de barreiras.

Lembre-se:

A história da música é rica em exemplos de artistas que, mesmo enfrentando desafios e dificuldades, perseveraram em seus sonhos e deixaram um legado valioso para as futuras gerações. Ao conhecer suas histórias, podemos aprender muito sobre como construir uma carreira de sucesso, superar obstáculos e viver uma vida plena e significativa.

bottom of page