
GRANDES MESTRES DA PINTURA - 1
Por que todo maior de 40 anos deve frequentar exposições de quadros e pinturas dos grandes mestres? O que se pode aprender? Visitar exposições de arte, especialmente para quem já tem mais de 40 anos, é uma experiência extremamente enriquecedora e transformadora por diversos motivos.
Assista o vídeo e descubra quais são.
Escreva nos comentários quais são os seus pintores preferidos.
Salvador Dali
Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições insólitas e desconexas. Com seu bigode sinuoso e com disposição para escandalizar foi um grande representante da "Estética Surrealista". As excentricidades e declarações provocadoras fizeram de Dalí uma das mais polêmicas figuras da arte contemporânea, mas não impediram que sua obra fosse reconhecida como uma das mais apuradas do surrealismo. Salvador Domingo Jacinto Dalí ,i Domènech, conhecido como Salvador Dalí, nasceu em Figueras, Catalunha, Espanha, no dia 11 de maio de 1904. Filho do tabelião Salvador Dalí Cusi e de Felipa Domènech, desde cedo revelou talento para o desenho. Em 1922 foi levado para Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, da qual seria expulso anos depois. Na capital espanhola ele fez amizade com o poeta Frederico Garcia Lorca e com o futuro cineasta Luís Bunuel.
Francisco Goya
Francisco de Goya (1746-1828) foi um dos maiores mestres da pintura espanhola. Foi o pintor da corte e também o pintor dos horrores da guerra, das assombrações do mundo e da vida interior dos homens. Foi na surdez que Goya perdeu sua vivacidade, seu dinamismo, sua autoconfiança, mas encontrou uma nova dimensão espiritual. Francisco José de Goya y Lucientes nasceu em Fuendetodos, Saragoça, Espanha, no dia 30 de março de 1746. Seu pai era um modesto dourador de estátuas e de livros e sua mãe era filha de uma decadente família de nobres. Com 13 anos, Goya foi entregue aos cuidados de José Luzán y Martínez, um pintor de renome em Saragoça, mas o jovem preferia as ruas e as touradas ao atelier do pintor. Em 1762, Goya foi para Madri quando tentou sem sucesso obter uma bolsa da Real Academia de Belas Artes de São Francisco. Em 1766 faz nova tentativa, mas só recebeu um voto de Francisco Bayeu. Frustrado, tentou ganhar a vida lutando com os touros na arena de Madri.
Pablo Picasso
Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. Guernica e Les Demoiselles d'Avignon, são algumas de suas obras mais famosas. Foi um dos iniciadores do "Cubismo", um dos mais destacados movimentos de arte do século XX. Durante quase oitenta dos seus 91 anos de vida, Picasso dedicou-se à sua monumental obra que inclui desenho, pintura, gravura, escultura, colagem e cerâmica, mas foi principalmente a pintura que o tornou célebre. Pablo Ruiz y Picasso nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Era filho de José Ruiz Blasco, professor de História da Arte e de desenho, apaixonado por pintura, e de Maria Picasso y López. Ainda menino, Picasso mostrou seu talento para as artes e recebeu o incentivo do pai. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Com 14 anos, ingressou na Escola de Belas-Artes de Barcelona. Em 1896 seu pai alugou um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela Primeira Comunhão foi aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” foi enviado, pelo pai, para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do pintor. Suas primeiras telas são de arte puramente realista como na obra Primeira Comunhão (1896). Em 1897 Pablo Picasso foi admitido na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, em Madri, mas logo rejeitou as formas tradicionais da escola e voltou para Barcelona. Em 1900, Picasso viajou para Paris e se encontrou com um industrial catalão que alugou um estúdio para o artista e o colocou em contato com um negociante de quadros, que realizou a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo grande sucesso.
Caravaggio
Caravaggio (1571-1610) foi um pintor italiano, o mais revolucionário artista do Barroco, reconhecido pela grande expressividade de suas obras e pelo espetacular contraste entre luz e sombra. A pintura de Caravaggio, uma das mais originais da história da arte, exibiu um realismo cru, desprezando a beleza ideal para encher suas telas religiosas de tipos populares encontrados nas ruas de Roma. Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, nasceu na pequena vila de Caravaggio, (que mais tarde incorporou ao seu nome), na Itália, no dia 28 de setembro de 1571. Filho de Fermo Merisi, um mestre de obras, ficou órfão de pai com onze anos de idade. Com 13 anos foi para Milão, onde trabalhou como aprendiz do pintor Simone Petrazano, discípulo maneirista do pintor Ticiano. Em 1592, Caravaggio foi para Roma, onde trabalhou no ateliê de Giuseppe Cesari e logo se destacou não só por sua originalidade, mas também por sua vida irregular em que se sucediam brigas e episódios que revelavam seu caráter tempestuoso.
Wassily Kandinsky
Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um pintor russo, um dos maiores do século XX. Junto com Piet Mondrian e Kazimir Malevich fez parte do chamado “trio sagrado da abstração”. Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, no dia 16 de dezembro de 1866. Filho de um comerciante de chá, após a separação dos pais, em 1876, mudou-se para Odessa com o pai e uma tia, que o incentivou na pintura de aquarelas.
Frida Kahlo
Frida Kahlo (1907-1954) foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Frida Kahlo, nome artístico de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu na vila de Coyoacán, no México, no dia 6 de julho de 1907. Filha de pai alemão e mãe espanhola, desde pequena teve uma saúde debilitada. Com seis anos contraiu poliomielite, que lhe deixou uma sequela no pé. Com 18 anos sofreu um grave acidente de ônibus, que a deixou um longo período no hospital. Apesar de deprimida e incapacitada de andar, Frida passou a pintar sua imagem com um espelho pendurado na sua frente e um cavalete adaptado para que pudesse pintar deitada. Dizia: “Para que preciso de pés quando tenho asas para voar”. Sua primeira pintura foi “Autorretrato em um Vestido de Veludo”, dedicado a Alejandro Gómez Arias, seu ex-noivo.
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira na década de 1920. Ligou-se especialmente à questão da brasilidade. Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mario de Andrade e Osvaldo de Andrade o chamado Grupo dos Cinco. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofágico", que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista. Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Era filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo. Era neta de José Estanislau do Amaral, proprietário de diversas fazendas no interior de São Paulo, apelidado de "milionário". Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas, nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
Michelangelo
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto italiano, considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés", "Davi" e "A Abóbada da Capela Sistina" são algumas das obras que eternizaram o artista. Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, localidade próxima a cidade toscana de Arezzo, Itália, no dia 6 de março de 1475. Seus pais, Lodovico Buonarroti e Francesca eram descendentes de família de ascendência aristocrática. Na escola, Michelangelo se interessava apenas em desenhar contrariando seus pais que não queriam um filho artista. Ainda criança, sua família mudou-se para Florença, onde com 13 anos conseguiu ingressar na oficina de Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel. Em 1489, após o aprendizado, o Michelangelo foi encaminhado para a escola de escultura mantida por Lourenço de Medici nos jardins de seu enorme palácio. (A família dos Medici governou Florença durante três séculos, tornando-a o grande centro cultural da Itália). Hospedado no palácio de Lourenço de Medici e convivendo com a elite nobre e intelectual de sua época, estudou durante três anos com Bertoldo di Giovanni e empolgou-se com as ideias do Renascimento italiano. Em 1492, conclui sua primeira escultura Madona da Escada.
Rembrandt
Rembrandt (1606-1669) foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos mais importantes pintores do Barroco europeu. A importância de sua pintura só foi reconhecida a partir do século XIX. Rembrandt foi um dos mestres do claro-escuro, técnica em que os efeitos de luz criam a forma e o espaço de suas obras.
Rembrandt Harmens van Rijn nasceu em Leyden, Holanda, no dia 15 de julho de 1606. De família humilde era o quinto filho de um dono de um moinho à beira do rio Reno. Aos sete anos ingressou na Escola Latina de Leiden.
Claude Monet
Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista. O termo impressionista surgiu durante uma exposição realizada, em 1874, quando o quadro de Monet, "Impressão, Nascer do Sol", foi criticado por retratar a “impressão” de uma cena e não a realidade.
O termo, que fora usado pejorativamente, se tornou corrente e Monet passou a ser considerado o chefe da Escola Impressionista, uma das mais importantes da história da pintura. Seu quadro encontra-se hoje no Museu Marmottan Monet, em Paris.
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano e um dos maiores gênios de seu tempo. A tela "Mona Lisa", verdadeira obra-prima, o notabilizou como um dos principais pintores da Renascença. Muitas de suas obras se perderam ou ficaram inacabadas. Conhecem-se apenas 12 telas de Leonardo de autenticidade reconhecida, sendo visível a importância que o artista concedeu aos contrastes entre luz e sombra e principalmente ao movimento. Foi na pintura que da Vinci mais se destacou, porém foi genial em diversos campos, como engenharia, arquitetura, urbanismo, mecânica, cartografia, balística, hidráulica, anatomia etc.
Leonardo da Vinci nasceu na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Filho ilegítimo do tabelião florentino chamado Piero e da jovem Catarina, seu pai se recusou a dar ao filho o seu nome, o que veio tornar famosa a aldeia de Vinci.
Vincent Van Gogh
Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes do pós-impressionismo. Van Gogh morreu praticamente no anonimato, depois de uma vida atormentada que o levou ao isolamento e finalmente ao suicídio. Com uma trajetória difícil, cheia de problemas emocionais, Van Gogh deixou uma obra comovente e vigorosa que se constitui em um dos maiores legados artísticos da humanidade.