top of page

Canal recomendado: Yago de Vargas e os Experimentos Audiovisuais "CANTORES DE RÁDIO" - CARMEN E AURORA MIRANDA


"Nós somos as cantoras do rádio, Levamos a vida a cantar, De noite embalamos teu sono, De manhã nós vamos te acordar

Nós somos as cantoras do rádio. Nossas canções cruzando o espaço azul, Vão reunindo num grande abraço, Corações de Norte a Sul". Gravada pelas irmãs Carmen e Aurora Miranda em 1936, a canção "Cantores do Rádio", de Lamartine Babo, Braguinha e Alberto Ribeiro, é um dos principais ícones do período em que o rádio começou a se popularizar no país e alcançar a simpatia e a paixão dos brasileiros. Os anos 30 representaram um divisor de águas na história do rádio no país. Mas a verdade é que o pontapé da radiofonia brasileira veio um pouco antes, com o trabalho de voluntários e pioneiros nas chamadas rádios-clube ou rádios- -sociedade.


canal recomendado: Paulo Martan Barítono - SHOW CANTORAS DO RÁDIO (2005)

 

Carmen Costa: Uma das primeiras cantoras negras a fazer sucesso no Brasil, Carmen Costa foi empregada doméstica da casa de Francisco Alves antes de iniciar sua carreira ao lado do então namorado, o sambista Henricão. Em seu repertório, a artista gravou sucessos como “Xamego”, “Está Chegando a Hora” e “Eu Sou a Outra”.


Canal recomendado: Almeida Junior Locutor - Carmem Costa - Vida e obra

 

Dalva de Oliveira: Dalva de Oliveira se destacou no mercado fonográfico gravando tangos, boleros e sambas-canções com seu canto dramático. Rainha da Rádio de 1951, a artista teve seu começo de carreira marcado pela participação no Trio de Ouro, ao lado de seu então esposo Herivelto Martins, e atingiu enorme sucesso ao se separar, quando iniciou carreira solo. Entre os grandes sucessos da “Rainha da Voz” estão as canções “Tudo Acabado”,  “A Grande Verdade” e “Estrela do Mar”.



Canal recomendado: Dalva de Oliveira Oficial - Dalva de Oliveira | As Melhores de 1971 (Coletânea)


 

Emilinha Borba: Emilinha Borba foi um dos principais símbolos da Era do Rádio. Nascida no bairro da Mangueira, no Rio de Janeiro, a artista conquistou o público cantando canções carnavalescas e se eternizou em gravações de sambas e marchas como “Chiquita Bacana”, “Escandalosa” e “Tomara que chova”.


Canal recomendado: Cinegrar - 1950 - Emilinha Borba - Tomara Que Chova

 

Isaura Garcia: Contratada pela Rádio Record em 1938, Isaura Garcia -a “Isaurinha”- tornou-se uma das grandes vozes do samba e do choro de sua geração. Conhecida como “A Personalíssima”, a artista tinha voz marcada pelo sotaque paulistano e lançou sucessos como “Mensagem”, "Teleco-teco” e “De Conversa em Conversa”.


Canal recomendado: Isaura Garcia - Tema - Pé de Manacá

 

Lana Bittencourt: Com estreia na Rádio Tupi em 1954, Lana Bittencourt foi uma cantora que passeou por diversos estilos musicais em sua obra, incluindo o samba-canção, o baião e também o bolero. Falecida em 2023 aos 91 anos, a artista se eternizou na música brasileira com gravações históricas como “Zezé”, “Se Todos Fossem Iguais A Você” e “Little Darlin’”.


Canal recomendado: TV NandoDance: Lana Bittencourt - Se Alguém Telefonar (Clipe) - 1958

 

Linda Batista: Vencedora por 12 anos consecutivos do prêmio Rainha da Rádio, Linda Batista era, além de cantora de excelência, grande violonista. Irmã de Dircinha Batista, outra voz importante da rádio, a artista teve entre suas gravações as composições “Amor passageiro”, “Calúnia” e “Me Deixa em Paz”.


Canal recomendado: Cinegrar - 1959 - Linda Batista - Vai que é Mole

 

Marlene: Cantora que estreou na Rádio Bandeirantes, em São Paulo, Marlene se mudou para o Rio de Janeiro fugindo da família conservadora para se dedicar à carreira na música. Atuando com o slogan “Ela que canta e samba diferente”, a artista se eternizou em músicas como “Coitadinho do Papai”, “Qui Nem Jiló” e “Mora Na Filosofia”.


Canal recomendado: LTSUKI - Marlene - Lata D'água 1952

 

Mary Gonçalves: Rainha do Rádio do ano de 1952, Mary Gonçalves foi a cantora responsável pelo lançamento do pianista Johnny Alf como compositor. Com estilo cool, a artista tinha em seu repertório canções como “O Que É Amar”, “Carnaval na Bienal” e “Podem Falar”.


Canal recomendado: Luciano Hortêncio - Mary Gonçalves - COERANA - Humberto Teixeira - Felícia Godoy


Angela Maria: Eleita a Rainha do Rádio no ano de 1954, Angela Maria se destacava pela poderosa extensão de sua voz, que chegava a alcançar uma oitava acima do normal. Na década de 1950, foi a cantora com o maior número de canções nas paradas de sucesso. Entre suas gravações mais conhecidas estão “Não Tenho Você”, “Rio é Amor” e “Babalu”.


Canal recomendado: Raridade Musical - A.N.G.E.L.A M.A.R.I.A - Completo (1981)





bottom of page