top of page

A Magia do Rádio e o Surgimento dos Reis: No Brasil, o rádio foi um meio de comunicação de grande importância, especialmente durante a primeira metade do século XX. Através das ondas radiofônicas, diversos cantores e compositores conquistaram a popularidade e se tornaram verdadeiros "reis do rádio", marcando época na história da música brasileira. A Herança do Rádio Brasileiro: Uma Melodia que Ecoa na História. Embora o rádio tenha perdido parte de seu protagonismo com o surgimento da televisão e da internet, sua influência na música brasileira é inegável. Os "reis do rádio" deixaram um legado musical rico e diversificado que continua a encantar e inspirar novas gerações de artistas e fãs.


Ataulfo Alves: Um dos primeiros artistas negros a se destacar no mercado fonográfico brasileiro como cantor e compositor, Ataulfo Alves apresentou ao Brasil uma forma única de fazer samba com sotaque mineiro. Sua obra é marcada por grandes canções, como “Ai, que Saudade da Amélia”, “Meus Tempos de Criança” e “Na Cadência do Samba”.


Canal recomendado: Vj. Raptor - Ataulfo Alves | 14 Grandes Sucessos | O Melhor da Música Popular Brasileira

 

Cauby Peixoto: Um dos artistas mais populares da música brasileira, Cauby Peixoto foi um cantor de timbre aveludado inconfundível, que se dedicou à carreira artística por 67 anos. Nascido em Niterói, o ícone das rádios teve repertório marcado por canções inesquecíveis como “Conceição”, “Bastidores” e “É Tão Sublime o Amor”.


Canal recomendado: Atração Divulga - Cauby Peixoto - Eternamente Cauby - 55 Anos De Carreira - Show Completo

 

Cyro Monteiro: Mestre na percussão de caixa de fósforo, Cyro Monteiro foi um cantor de excelente divisão rítmica e de repertório afinado, com composições de grandes nomes do samba de sua época. Entre suas gravações mais conhecidas estão “Se Acaso Você Chegasse”, “No Tabuleiro Da Baiana” e “Os Quindins de Yayá”.


Canal recomendado? TV Brasil - Ciro Monteiro e sua caixinha de fósforos estão no Recordar é TV

 

Dorival Caymmi: Um dos maiores nomes da música brasileira do século 20, Dorival Caymmi foi um compositor e cantor que levou a forma de fazer samba da Bahia para o mundo. Com sua voz grave e violão inconfundível, o artista compôs canções inesquecíveis, como “O Mar”, “O Samba da Minha Terra” e “O Que É Que a Baiana Tem?”.


Canal recomendado: George Kaplan - É doce morrer no mar - Dorival Caymmi (1959)

 

Ivon Curi: Influenciado pela música francesa, Ivon Curi se destacava pelo timbre de voz que trafegava entre interpretações exageradas e outras suaves. Seu repertório foi marcado pela presença de xotes, baiões e sambas-canções, com registros históricos que incluem as faixas “Farinhada”, “Obrigado” e “O Xote das Meninas”.


canal recomendado: Ronaldo Entler - HEBE CAMARGO e IVON CURI, 1950

 

Luiz Gonzaga: Embora tenha começado sua carreira gravando discos instrumentais, Luiz Gonzaga se consolidou como cantor. Coroado “Rei do Baião”, o artista é um dos pilares da música brasileira do século 20 e se eternizou com cancioneiro que inclui músicas como “Asa Branca”, “Assum Preto” e “Baião”.


Canal recomendado: Mundo musical - Luiz Gonzaga As Melhores Músicas - Mix Melhores Músicas Baião Inesquecíveis

 

Nelson Gonçalves: Uma das vozes mais icônicas do Brasil, o barítono Nelson Gonçalves conquistou o país com seu repertório de boleros e sambas-canções. Ícone da boemia, o artista foi um dos maiores vendedores de discos da sua geração, eternizando sucessos como “Naquela Mesa”, “Fica Comigo Esta Noite” e “A Volta do Boêmio”. 


Canal recomendado: Cabaré da Julieta - NELSON GONÇALVES - O Eterno Boêmio

 

Orlando Silva: Lançado por Francisco Alves em seu programa na Rádio Cajuti, Orlando Silva se consagrou com o apelido de “O Cantor das Multidões” e teve sua fase de maior sucesso na década de 1940. Com assinatura vocal caracterizada pela divisão rítmica e respiração precisas, se eternizou em canções como “Carinhoso”, “Lábios que Beijei” e “Rosa”.


canal recomendado: Emerson Juliani - Músicas antigas - Orlando Silva - 30 Sucessos

 

Silvio Caldas: Apelidado de “Caboclinho Querido”, Silvio Caldas foi um dos mais importantes seresteiros da música brasileira, que também trafegou pelo samba. Natural do Rio de Janeiro, teve sua carreira marcada pelas parcerias com o poeta e jornalista Orestes Barbosa, como “Chão de Estrelas”, “Arranha-céu” e “Meu Erro”.


Canal recomendado: Emerson Juliani - Músicas Antigas - Silvio Caldas - 35 Sucessos

 

Vicente Celestino: Com voz de tenor, o carioca Vicente Celestino foi um dos grandes ídolos do rádio desde a década de 1910. Compositor, ator, violonista e pianista, além de cantor, o artista gravou canções de Carnaval e hinos, e se destacou com composições como “O Ébrio”, e “Coração Materno”.


Canal recomendado: Cinegrar - 1946 - Vicente Celestino - O Ébrio




bottom of page