top of page

O nosso dicionário se refere à praga como toda espécie que se desenvolve desordenadamente e que podem destruir ou prejudicar propriedades humanas. No âmbito digital, isso não é diferente. Assim, podemos dizer que as pragas virtuais são programas maliciosos que se espalham em softwares e arquivos desprotegidos. Saiba, a seguir, mais detalhes sobre cada uma dessas pragas e como proteger sua empresa, o seu computador pessoal e o seu celular, mas principalmente o seu patrimônios dessas praga e dos bandidos digitais! Então faça contato e me conte as suas dúvidas e as suas necessidades. Vou preparar um roteiro de aulas e exercícios de fixação sob medida para você! - Professor Edson Moraes - Whatsapp: 11 97122-4883

E-mail: comunidade40mais@gmail.com * Tempo da aula via Zoom: 2 horas * Valor da aula de 2 horas: R$120,00 * Caso o aluno decida por um tempo maior o valor será proporcional * A primeira conversa via zoom não tem custo e terá uma duração de até 60 minutos.


A informática básica é uma habilidade essencial para as pessoas com mais de 40 anos. Ela permite que elas participem da sociedade digital, se comuniquem com amigos e familiares, acessem informações, se divirtam, trabalhem, aprendam e aumentem sua autoestima. Se você tem mais de 40 anos e não sabe informática básica, não perca tempo! Comece a aprender hoje mesmo! Caso você se sinta desatualizado também é a hora certa para retomar o crescimento do conhecimento da informática básica. Fale comigo. Whatsapp: 11 97122 4883, e-mail: edson.rmoraes@gmail.com, ou pelo contato deste site. Existem vários tipos de ataques virtuais que podem afetar celulares e computadores. Aqui estão alguns dos mais comuns:


Malware: É um termo usado para descrever um software mal-intencionado, incluindo spyware, ransomware, vírus e worms. O malware viola uma rede por meio de uma vulnerabilidade, geralmente quando um usuário clica em um link ou anexo de e-mail perigoso.


Phishing: É a prática de enviar comunicações fraudulentas que parecem vir de uma fonte confiável, geralmente por e-mail. O objetivo é roubar dados confidenciais, como informações do cartão de crédito e de logon, ou instalar malware na máquina da vítima.


Ataque man-in-the-middle (MitM): Ocorrem quando os invasores se inserem em uma transação entre duas partes. Quando os invasores interrompem o tráfego, eles podem filtrar e roubar dados.


Backdoor: Um tipo de trojan (cavalo de troia), o Backdoor permite aos hackers o acesso e o controle do sistema infectado.


Manipulação de URL: Neste tipo de ataque cibernético o hacker consegue manipular URLs e realizar ações como redirecionar páginas para sites de terceiros e carregar arquivos confidenciais fora do servidor do domínio da empresa.


Ataque DoS e DDoS: DoS (Denial of Service) e DDoS (Distributed Denial of Service) são modalidades de cibercrime que sobrecarregam um servidor ou um computador para deixá-lo indisponível para o usuário.


Ataque DMA (Direct Memory Access): O alvo de um ataque DMA é a memória de dispositivos como computadores e celulares. Quando esse tipo de cibercrime é bem sucedido, o hacker passa a ter acesso a todos os programas e dados contidos na memória do dispositivo atacado.


Eavesdropping: Este é um tipo de ataque onde os invasores escutam secretamente a comunicação entre duas partes para obter informações confidenciais.


Engenharia social: Prática focada em explorar as vulnerabilidades do usuário, nos ataques de engenharia social o criminoso manipula a vítima para conseguir que ela clique em links maliciosos, conecte em seu computador um dispositivo infectado ou revele informações sigilosas.


DNS Cache Poisoning: Este é um ataque que explora vulnerabilidades no sistema de nomes de domínio (DNS) para redirecionar solicitações de tráfego da Internet.


Scareware: Este é um tipo de malware que engana os usuários fazendo-os acreditar que seu computador está infectado com vírus ou que estão sendo rastreados, na tentativa de vender software falso ou fraudulento.


Bluebugging: Este é um tipo de ataque que permite que os hackers controlem o telefone celular de uma pessoa sem o seu conhecimento.


Ransomware: Este é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e exige que a vítima pague um resgate para o operador do malware para remover a restrição.


Lembre-se, a melhor maneira de se proteger contra esses ataques é manter seus sistemas operacionais e softwares atualizados, usar um bom software antivírus, ser cauteloso ao clicar em links ou baixar arquivos e nunca fornecer informações pessoais a fontes não confiáveis.

           

Neste Quizz você irá testar os seus conhecimentos sobre as pragas virtuais. Além da diversão o Quizz é uma ótima forma de aprendizagem. Divirta-se!



bottom of page