top of page

A ARTE DE FREQUENTAR MUSEUS

Frequentar museus regularmente pode trazer diversos benefícios para pessoas com mais de 40 anos, contribuindo para o seu bem-estar físico, mental e social. Entre os principais benefícios, podemos destacar:​ Estímulo Cognitivo: - A visita a museus expõe o indivíduo a uma grande variedade de informações, ideias e perspectivas, promovendo o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de novas conexões neurais. Essa constante estimulação mental ajuda a manter a mente afiada, previne o declínio cognitivo e reduz o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa - São Paulo

A língua é o que nos faz humanos, é o que nos permite viver em sociedade e criar. Em nossa nova exposição principal, exploramos a língua portuguesa falada por 260 milhões de pessoas no mundo em sua história, suas influências e em como é elemento fundamental da nossa identidade cultural. Um museu totalmente diferente. Se você já conhecia o Museu da Língua Portuguesa, vai perceber que boa parte do conteúdo foi renovado e passou a refletir criticamente sobre a sociedade, seus conflitos e suas novas perspectivas, traduzidas em experiências novas e inquietantes.

Museu do Ipiranga - São Paulo - SP

Museu do Ipiranga - São Paulo

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

Museu de Zoologia da USP

Museu de Zoologia da USP - São Paulo

Museu de Zoologia da USP/ MZUSP: A maioria dos animais expostos, em uma área de 700 m², pertence à fauna tropical e foi taxidermizada ou embalsamada há mais de 50 anos. Na entrada, há informações sobre as atividades dos docentes e pesquisadores do Museu. Os animais são agrupados conforme sua classificação: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e invertebrados como corais, crustáceos e moluscos. A Biblioteca, especializada em Zoologia, tem instalações e equipamentos modernos, com patrimônio de 73.850 volumes, sendo 8.473 livros, 2.364 títulos de periódicos, além de teses e mapas.

Acervo do Palácio dos Bandeirantes

Acervo do Palácio dos Bandeirantes - São Paulo

Um acervo, muitas histórias: O Acervo dos Palácios conta com cerca de 4000 peças, entre mobiliário, louçaria, prataria, tapeçaria, equipamentos domésticos e obras de arte, de diferentes estilos, materiais e lugares do mundo. A coleção traz também a memória das sedes do governo, com peças provenientes do Pateo do Collegio, primeira sede do governo, no século XVIII, do Palácio dos Campos Elíseos, segunda sede, entre 1911 e 1965, e o Palácio do Horto, entre 1948 e 2012, enquanto funcionou como Palácio de Verão e posteriormente como museu-casa.

Museu de Arqueologia Bíblica

Museu de Arqueologia Bíblica - Eng. Coelho

O Museu de Arqueologia Bíblica está localizado na encantadora cidade de Engenheiro Coelho, situada a cerca de 150 km da capital paulista, São Paulo. O tempo estimado de viagem para chegar ao museu varia entre 2 a 2h30, contudo, é importante considerar que condições de trânsito podem influenciar a duração do percurso.

Museu de Arte Sacra - São Paulo - SP

Museu de Arte Sacra - São Paulo - SP

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Museu do Ouro - Sabará - MG

Museu do Ouro - Sabará - MG

A Casa de Fundição de Sabará entrou em funcionamento em julho de 1734. Entretanto, já no ano seguinte a Coroa Portuguesa adotou novo sistema de cobrança do Real Quinto, conhecido por Capitação, e as Casas de Fundição foram extintas. Criaram-se, então, nas vilas sedes de Comarca, as Intendências do Ouro. Estabelecida por Carta Régia datada de 28 de janeiro de 1736, a Casa da Real Intendência do Ouro de Sabará era uma das mais importantes da região das Minas Gerais devido à sua área de abrangência e volume de produção de ouro. Funcionou de forma autônoma, até 1750, quando nova reestruturação administrativa recriou as antigas casas de fundição, integrando-se a elas as já existentes intendências.

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência – Ouro Preto

Instalado no prédio que funcionou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, o Museu da Inconfidência preserva a memória dos separatistas que lutaram para tornar o Brasil independente de Portugal. Entre outros objetos, é possível ver o livro original da condenação de Tiradentes e restos mortais de 16 inconfidentes.

Casa de Juscelino Kubitschek – Diamantina - MG

Casa de Jk – Diamantina

É uma casa modesta, construída de pau-a-pique, típica do século XVIII. Lá o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek passou sua infância. Após sua morte a casa foi transformada em um museu que expõe interessante acervo composto por uma biblioteca, fotografias, textos, instrumentos musicais e outros objetos significativos. O museu Casa de Juscelino foi inaugurado em 1985 com o intuito de preservar e resgatar a memória do célebre político diamantinense. O museu está divido em duas partes: a casa que foi a residência da família e o anexo Julia Kubitscheck, construído em 1994.

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas – Congonhas

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos está localizado no Morro Maranhão, na zona urbana de Congonhas. Sua construção teve início em 1757 e se estendeu até o começo do século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Basílica, escadaria em terraços decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão e seis capelas com cenas da Via Sacra, contendo 64 esculturas em cedro em tamanho natural. No conjunto, trabalharam os artistas de maior destaque do período, como o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e o pintor Manoel da Costa Athaíde (1760-1830).

Museu de Artes e Ofícios – BH - MG

Museu de Artes e Ofícios – BH - MG

O Museu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 2005 pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG e ocupa os prédios das antigas Estações Ferroviárias da cidade de Belo Horizonte. As coleções foram iniciadas há cerca de sessenta anos pelo engenheiro Flávio Gutierrez e continuadas pela empreendedora cultural Ângela Gutierrez.

Museu Niemeyer - Niterói - RJ

Museu Niemeyer - Niterói - RJ

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é um dos cartões-postais da cidade. Localizado no Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o MAC conta com uma fachada futurística, que oferece ao visitante uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro e Niterói.

Inscreva-se, curta e compartilhe!
Para ser um colaborador do blog escreva para nosso e-mail:
comunidade40mais@gmail.com

APONTANDO2.png
up 2 copiar.jpg
bottom of page