top of page

About the Course

Snowden é um filme biográfico americano de 2016 dirigido por Oliver Stone e escrito por Stone e Kieran Fitzgerald. O filme é estrelado por Joseph Gordon-Levitt como Edward Snowden, um ex-funcionário da CIA e da NSA que vazou documentos confidenciais sobre o programa de vigilância global dos Estados Unidos.


O filme começa com Snowden trabalhando como analista de sistemas na CIA. Ele é um homem inteligente e idealista, e ele está preocupado com a vigilância governamental. Ele começa a coletar documentos confidenciais sobre o programa de vigilância global, e ele os leva para o jornal The Guardian.


Snowden revela que o programa de vigilância é muito mais amplo do que o público sabia. Ele mostra que o governo está monitorando as comunicações de todos os cidadãos americanos, incluindo telefonemas, e-mails e mensagens de texto.

As revelações de Snowden causam uma onda de choque no mundo. O governo dos Estados Unidos o acusa de espionagem, e ele é forçado a se exilar na Rússia.


Snowden recebeu críticas positivas da crítica, com elogios à atuação de Joseph Gordon-Levitt, à direção de Oliver Stone e à relevância do tema. O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 114 milhões em todo o mundo.


Pontos fortes:

  • A atuação de Joseph Gordon-Levitt é excelente. Ele captura perfeitamente a inteligência, a idealismo e a complexidade de Edward Snowden.


  • A direção de Oliver Stone é forte. Ele cria um filme visualmente impressionante e emocionalmente envolvente.


  • O tema do filme é relevante e importante. Ele explora questões importantes sobre privacidade, vigilância e liberdade.


Pontos fracos:

  • O filme é um pouco longo, com duração de 2 horas e 14 minutos.


  • Alguns críticos acharam que o filme é um pouco tendencioso em favor de Snowden.


Conclusão:


Snowden é um filme bem feito e informativo que conta a história de um homem que mudou o mundo. O filme é obrigatório para qualquer um que esteja interessado em política, espionagem ou privacidade.


Avaliação pessoal:

Eu gostei muito do filme Snowden. Achei a atuação de Joseph Gordon-Levitt excelente, e o filme é muito informativo. O filme é um pouco longo, mas ainda vale a pena assistir.


O filme é um bom exemplo de um filme biográfico que explora a vida de um homem complexo e controverso. O filme mostra como Edward Snowden foi um homem de grandes ideias e grandes realizações, mas também um homem que tomou decisões difíceis.

Your Instructor

Oliver Stone

Stone estudou nas universidades de Yale e de Nova Iorque. Ganhou dois Oscar de melhor diretor com os filmes Platoon (serviu na guerra do Vietnã, onde ganhou a "Estrela de Bronze de Honra ao Mérito") e Born on the Fourth of July (Nascido em quatro de julho).

Uma característica dos filmes de Oliver Stone reside no uso de câmaras e formatos de filme diferentes, que podem ir do VHS ao filme de 8mm até 70mm.[carece de fontes]

Stone escreveu ou participou em todos os filmes que dirigiu, à excepção de U Turn, de 1997. Para além disso ajudou nos argumentos de Midnight Express (O Expresso da Meia Noite), Conan the Barbarian (Conan, o Bárbaro), Scarface, Year of the Dragon, 8 Million Ways to Die e Evita.

Por gostar bastante de fazer filmes que causam alguma polêmica, alguns críticos acusam Stone de ser um teórico da conspiração e que os seus filmes manipulam os espectadores, mas apesar disso muitos consideram também que Stone é um dos melhores realizadores de Hollywood e também o mais controverso. O filme JFK foi incluído em quinto lugar na lista dos 25 filmes mais controversos de todos os tempos, feita pela Entertainment Weekly, em 16 de junho 2006.

Em um dos seus últimos filmes, "Wall Street: Money never sleeps", que volta a ter como ator principal Michael Douglas, é a segunda parte de "Wall Street" que foi exibido no Festival de Cannes. Stone disse em entrevista "que esperava que o sistema financeiro mundial tivesse mudado. Mas que infelizmente as normas de funcionamento de Wall Street continuam as mesmas".

"Acreditei que o sistema seria corrigido com o tempo, mas isso não aconteceu", disse Stone, cujo novo filme destaca o mecanismo de ganância do mundo das altas finanças e que foi rodado durante a eclosão da mais nova crise do capitalismo.

O filme tenta mostrar como funciona o sistema bancário e sugere que a próxima bolha capitalista especulativa pronta para explodir é dos investimentos em torno das energias "limpas".

Oliver Stone
bottom of page