
SÉRIES PARA EMPREENDEDORES 40 MAIS
As séries com temática empreendedora: aprendendo com as histórias de quem trilhou o caminho: As séries de TV que abordam o universo do empreendedorismo podem ser muito mais do que simples entretenimento. Elas podem servir como ferramentas valiosas para quem deseja iniciar ou aprimorar seu próprio negócio, oferecendo lições, insights e inspirações através das histórias de personagens que enfrentam desafios e conquistas no mundo dos negócios.

WeCrashed
Outra série baseada em fatos reais, We Crashed mostra os bastidores da criação da empresa WeWork, que fornece escritórios de trabalho compartilhados. Os protagonistas são o CEO da empresa, Adam Neumann, e sua esposa Rebekah. Tudo ia bem até a empresa decidir abrir seu capital e uma reportagem expôs o estilo de vida extravagante do casal. O resultado foi o pior possível, com um prejuízo anual acima dos US$ 9 bilhões.

Succession
Esta série retrata a disputa de poder dentro de uma família bilionária dona de um grande império das comunicações, que detém empresas de mídia e entretenimento. Tudo começa quando o dono do conglomerado sofre um AVC e fica em coma. A partir daí, os quatro herdeiros brigam para ver quem vai ficar com o cargo de CEO do grupo. Este é o ponto de partida para uma série de conflitos entre os familiares, que se estende ao longo das primeiras temporadas.

House of Cards
Originalmente produzida pelo Netflix, House of Cards envolve duras negociações no universo político. Trata da importância do pensamento estratégico e como a força da decisão pode impactar o futuro dos negócios.
Na trama, que já está na quinta temporada, o personagem Frank Underwood, interpretado pelo ator Kevin Spacey, lidera sua vingança pessoal contra adversários na política norte-americana. No processo, valiosas lições de negociações são passadas à audiência.

Breaking Bad
Em “Breaking Bad”, o ator Bryan Cranston interpreta um professor de química chamado Walter White que recebe a triste notícia de ter um câncer em estado terminal. Ele perde o emprego e, para sustentar a família, usa seus conhecimentos para manipular e vender drogas ilegais. Apesar de não ser um exemplo a ser seguido por nenhum empreendedor, a forma como ele orquestra o negócio é brilhante. Há lições de como criar um produto desejável, gerenciamento da produção, distribuição e, claro, como enfrentar as adversidades. É motivacional.

Silicon Valley
Pegando carona na onda das startups, a série americana Silicon Valley mostra como seis profissionais desenvolvedores de programas de computador conseguiram construir uma carreira brilhante no Vale do Silício, polo do empreendedorismo inovador na Califórnia, Estados Unidos. A história mostra como nasce uma startup, como conseguir investidores para um projeto e como crescer rápido.

Chef’s Table
Diferentemente das outras séries, Chef’s Table é focada no ramo culinário. Mas isto não a torna menos interessante. Ela mostra o que se passa na mente de alguns do chefs mais experientes do mundo, como é por trás dos bastidores da profissão (na cozinha) e como eles mudaram o mercado gastronômico. Mesmo que ter um restaurante não seja o seu objetivo de negócios, vale a pensa assistir a série, pois ela dá dicas importantes de empreendedorismo e gestão que podem ser incorporadas aos negócios de diversos setores da economia. Já estamos aguardando o lançamento da terceira temporada.

Super Pumped
Esta é uma das séries sobre empreendedorismo baseadas em fatos reais. Ela retrata a criação e o crescimento de grandes empresas de tecnologia. Cada temporada tem foco em um empreendimento diferente. A primeira temporada, que foi ao ar no Brasil em maio de 2022, mostra como foi a criação do Uber.
O foco é a postura controversa do criador da plataforma, Travis Kalanick, que deixou o comando da empresa. Ele é retratado como um empreendedor obstinado e ganancioso, que não mede esforços para alcançar seus objetivos. A segunda temporada vai retratar os bastidores do Facebook.

The Office
The Office é uma série mais voltada para a comédia. Também ensina grandes lições de empreendedorismo, só que o inverso. Isso mesmo. O personagem principal Michel Scott, interpretado pelo ator Steve Carrel, tem sua rotina repleta de situações inusitadas e realiza ações que servem de exemplo para não serem repetidas no mundo empresarial. A trama se passa em uma empresa que produz e distribui papel. No dia a dia, os personagens vivenciam situações incomuns em uma rotina de escritório. Muitas delas inspiradas na vida real e que acontecem com certa frequência. Como lição de empreendedorismo, você pode aprender como exercer uma liderança firme e confiável, além de motivar profissionais a perseguirem o mesmo objetivo na empresa.

The Profit
“The Profit” é mais um reality show do que uma série propriamente dita. Nele, o apresentador e investidor americano Marcus Lemonis tem uma nova e desafiadora tarefa a cada episódio: salvar empresas à beira da falência. Ele foca na neutralização das fraquezas e potencialização dos pontos fortes de cada negócio para isso. Com investimentos reais, Marcus Lemonis compra cotas de empresas, torna-se sócio delas, dedica-se às pesquisas e elaboração do projeto, revolucionando os negócios que participa. É ideal para quem deseja ampliar a visão empreendedora.

Girlboss
Apesar de ser uma série nova, Girlboss já é fortemente indicada para os empreendedores. Baseado na biografia de Sophia Amoruso, a trama ganhou um toque de comédia e conta a história de uma rebelde falida que dá a volta por cima ao decidir abrir um negócio na internet. A loja virtual de roupas Nasty Gal ficou famosa pela polêmica trajetória e o maior desafio da personagem é aprender a ser sua própria chefe.

Suits
Mike Ross (Patrick J. Adams) é um garoto que abandonou a faculdade de direito mas, brilhante como é, consegue uma entrevista com o respeitado Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan. Quando percebe o talento nato e a memória fotográfica do garoto, Harvey o contrata e, juntos, eles formam uma dupla imbatível. Mesmo sendo um gênio, Mike ainda tem muito a aprender sobre o Direito. E mesmo sendo um advogado tão competente, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira. A princípio, ambos mentem para que Mike possa trabalhar na firma Pearson Hardman, um escritório de advocacia com uma política de aceitar apenas ex-alunos da Escola de Direito de Harvard. Além da parceria no âmbito profissional, Harvey e Mike criam um forte laço de amizade um com o outro à medida em que resolvem novos casos todos os dias. Rachel Zane (Meghan Markle) é filha de um dos advogados mais influentes da cidade e, apesar de ter uma vaga garantida na empresa do pai, resolve trabalhar na Pearson Hardman, onde se aproxima de Mike e Harvey.

Shark Tank
Ao contrário da maioria das séries sobre empreendedorismo, esta não é uma produção de ficção, mas sim um reality show. Pequenos empreendedores apresentam seus produtos a cinco grandes investidores com o objetivo de captar investimentos. Os investidores atuam como jurados, fazendo comentários e perguntas sobre o produto para avaliar se a ideia é boa. Se acharem a ideia promissora, eles negociam a compra de uma parte da empresa por determinado valor. Além da série original produzida nos Estados Unidos, você pode conferir também o Shark Tank Brasil, que tem entre os apresentadores alguns dos maiores varejistas do país.