top of page

Quais são as habilidades cognitivas?

Sean Michaels

22 de mar. de 2023

Dentro dos processos cognitivos, diferentes habilidades cognitivas estão envolvidas. Habilidades cognitivas são as principais habilidades que seu cérebro usa para pensar, aprender, lembrar, raciocinar e prestar atenção. Essas habilidades cognitivas desempenham um grande papel na realização de tarefas grandes e complicadas, bem como tarefas menores e mais fáceis, como a leitura. Embora sejam frequentemente explicados como assuntos separados, eles estão sempre inter-relacionados. Durante alguns dos processos cognitivos, as habilidades cognitivas podem até se sobrepor umas às outras. Por exemplo, quando você está estudando um livro, precisa de sua atenção para manter o foco e de sua memória para lembrar o que acabou de ler. Sem qualquer um deles, você não seria capaz de ler ou simplesmente esqueceria o que leu.
As principais habilidades cognitivas incluem:

Memória

Suamemóriadesempenha um papel em todos os processos cognitivos.Ele permite que você se lembre de todos os tipos de informações, como memórias, conhecimento comum, etc. Sua memória é capaz de armazenar essas informações por alguns segundos até uma vida inteira.


Pense em uma vida sem sua memória, sem a capacidade de lembrar.Você não seria capaz de se lembrar das pessoas ao seu redor, não se lembraria de suas memórias de infância e nem saberia como andar, falar, comer, etc.


O comprometimento cognitivo pode ser causado por doenças mentais como a demência. Pessoas que sofrem de demência perdem lentamente a capacidade de lembrar de coisas novas, ou mesmo de relembrar memórias mais antigas.


Atenção é a capacidade de escolher e focar em estímulos relevantes. É um processo de seleção tanto para estímulos externos, como som, cheiro, sensação, etc., quanto para estímulos internos, como seus pensamentos. A concentração ajuda você a ignorar estímulos irrelevantes ao realizar tarefas diárias. Para dar um exemplo claro, pense na situação em que você está lendo um livro no ônibus. Sem atenção, isso não seria possível. Você não apenas perderia o foco para realmente ler, mas seu cérebro tentaria processar todos os estímulos ao mesmo tempo. Como as pessoas conversando, o som do ônibus, diferentes tipos de cheiros ou até mesmo a luz do sol. A concentração é particularmente difícil para pessoas com problemas de atenção, como TDAH.

Percepção

percepção de habilidade cognitivaSua percepção é o processo de capturar, processar e dar sentido aos estímulos que seus sentidos recebem. Isso inclui ver, ouvir, sentir, cheirar e saborear. A maneira como você percebe essas informações depende de como você interpreta os diferentes estímulos.

Como você provavelmente pode imaginar, você não pode prescindir da sua percepção. Sem percepção, você não seria capaz de interpretar diferentes estímulos. Não há nada que você possa fazer sem ver, ouvir, sentir, cheirar e saborear. No entanto, verifica-se frequentemente que as pessoas que carecem de um sentido, como os cegos, desenvolvem uma percepção mais forte dos outros sentidos para compensar. Pessoas que sofrem de perturbações dos sentidos, como o zumbido, têm mais dificuldade em perceber informações de outros sentidos, pois estão sendo distraídas pela percepção incorreta de um sentido.

habilidade cognitiva pensamento lógicoPensamento lógico

O pensamento lógico é o processo de raciocínio consistente para chegar a uma conclusão. Durante esse processo, você usa uma série de etapas racionais e sistemáticas para chegar a uma conclusão. Estrutura e conclusão de relações entre fatos e raciocínio são um aspecto importante do pensamento lógico.

Tomemos as relações entre os fatos como um exemplo da importância do pensamento lógico. A última vez que choveu e você saiu sem guarda-chuva, você se molhou. Então, quando você sair na chuva sem guarda-chuva (fato 1) você vai se molhar (fato 2). Este exemplo óbvio é um dos muitos momentos em que você usa o pensamento lógico sem realmente estar ciente disso. A capacidade de formar conexões lógicas entre informações que não estão obviamente relacionadas é também o que separa nossa maneira de pensar dos sistemas binários, como os computadores.

Velocidade de pensamento

habilidade cognitiva velocidade de pensamento Velocidade de pensamento, ou velocidade de processamento, é a taxa na qual você pode absorver novas informações, avaliando as informações e formulando uma resposta a essas informações. Simplificando, é o tempo entre receber e responder a um estímulo.

A velocidade de raciocínio rápido pode ser muito útil e tornar a vida mais fácil. Veja a fila de uma loja, por exemplo. Você está na fila com suas compras na cesta. Mas de repente você não tem certeza se tem dinheiro suficiente em mãos para pagar as compras. Se você for rápido o suficiente, poderá calcular o custo dos mantimentos ainda na fila.

O processo cognitivo e as habilidades envolvidas

Como já mencionado, o processo mental que chamamos de funcionamento cognitivo toma decisões com base em conhecimentos previamente adquiridos. Você não seria capaz de fazer ou saber nada que não tenha aprendido antes. Este adquire conhecimento e experiências de aprendizagem anteriores são armazenadas na memória. Quando alguém que você não conhece se apresenta, você aprenderá o nome dele. Este nome será então armazenado na memória até que você o esqueça mais tarde.

Durante o dia, você recebe todos os tipos de estímulos através dos seus sentidos. Você usa sua atenção para focar em estímulos relevantes enquanto ignora os estímulos irrelevantes. Todos esses estímulos passam pela sua memória até a parte do cérebro responsável pelo pensamento lógico e pela velocidade de pensamento. Talvez você tenha recebido exatamente os mesmos estímulos antes e seu cérebro os armazenou em sua memória. Ou seu cérebro pode fazer uma conexão entre os novos estímulos e algo que já está armazenado na memória. Sua reação a esses estímulos pode ser afetada por isso.

Por exemplo, você se machucou uma vez ao tropeçar com o dedo do pé no canto de uma mesa. Na próxima vez que você passar pela mesma mesa, há uma chance de você se lembrar de ter tropeçado ali. Por causa disso, sua próxima reação a essa mesa será contorná-la um pouco mais.

A imagem abaixo visualiza o processo que acabamos de explicar. Isto mostra novamente que as habilidades cognitivas que você usa durante o funcionamento cognitivo geral podem cooperar ou até mesmo se sobrepor.

processar habilidades cognitivas

Um exemplo das habilidades cognitivas na prática

Vamos voltar ao exemplo anterior, onde tropeçamos, e dividi-lo nas etapas que acontecem no processo cognitivo. A princípio, seus sentidos adquirem todas as informações sobre o seu entorno que pertencem à sua percepção. Para evitar uma sobrecarga de informação, o seu cérebro filtra todos os estímulos irrelevantes e concentra-se no que é importante.

Então é hora de relembrar a memória, porque se você não quiser se machucar novamente, precisará se lembrar de como se machucou da última vez. O momento anterior em que você se machucou naquela mesa está armazenado em sua memória.

A combinação dos estímulos filtrados que seus sentidos receberam e a memória da última vez que você passou por aquela mesa irá para a fase de tomada de decisão. Ao pensar rápido o suficiente e com raciocínio lógico, seu cérebro envia uma mensagem de que você precisa fazer algo diferente desta vez. Resultando em manter um pouco mais de distância da mesa ao passar por ela.

Nível de habilidade cognitiva

O nível de cada uma de suas habilidades cognitivas pode variar. Dependendo da extensão em que uma habilidade é praticada, os métodos de aprendizagem, as maneiras de lembrar as coisas e a maneira como você interpreta os estímulos afetam o nível de cada habilidade.

Digamos que uma pessoa trabalhe no setor de catering, exigindo reações rápidas e relativamente simples. Essa pessoa seria desenvolvida principalmente na velocidade de pensamento. No entanto, um arquiteto seria mais desenvolvido no pensamento lógico, pois geralmente trabalharia com situações mais complexas que exigem menos pressão de tempo.

O desenvolvimento das habilidades cognitivas começa na primeira infância. Embora a maior parte do desenvolvimento de habilidades cognitivas ocorra durante a primeira infância, o desenvolvimento continua durante grande parte da sua vida. Isso pode ser explicado pelo fato de as crianças ainda precisarem aprender muito porque não seriam capazes de saber ou fazer nada que ainda não aprenderam. Enquanto os adultos tiveram muito mais experiências que resultaram na adaptação do seu cérebro e, assim, no alcance de um certo nível de habilidade cognitiva.

Ao mesmo tempo, muitos fatores podem impactar negativamente o funcionamento cognitivo do cérebro ao longo da vida.


O que causa o declínio cognitivo?

diminuir habilidades cognitivas O nível de desempenho de suas habilidades cognitivas pode ser impactado positiva e negativamente por vários fatores. Embora você possa não ter controle sobre todos esses fatores, existem alguns fatores que você pode influenciar de forma positiva. Alguns exemplos de causas do declínio cognitivo são:

Envelhecimento

Ferimento na cabeça

Doenças mentais, como demência

Deficiências de vitaminas e outros nutrientes essenciais

Doença psiquiátrica

Abuso de álcool ou drogas

O grau de impacto dos exemplos acima no declínio cognitivo é muito específico para cada situação individual. Algumas pessoas experimentam declínio cognitivo à medida que envelhecem, enquanto outras pessoas ainda experimentarão a mesma força de suas habilidades cognitivas como costumavam sentir aos 20 anos.

Como posso melhorar minha capacidade cognitiva? melhorar a capacidade cognitiva

Os níveis de habilidade cognitiva variam de pessoa para pessoa, isso é resultado da adaptação do cérebro aos estímulos que recebe durante a vida e aos fatores externos mencionados acima. Muitas pesquisas mostraram que o cérebro tem a capacidade de mudar durante toda a vida, desenvolvendo novas células e fazendo novas conexões. Essas mudanças são chamadas de neuroplasticidade e podem melhorar o funcionamento cognitivo. Você pode comparar isso com a forma como somos capazes de treinar nossos músculos. Embora parte do funcionamento do seu corpo seja genético, é muito mais provável que correr uma maratona aconteça após semanas de treinamento. Treinar seu cérebro é muito semelhante: quando você o estimula adequadamente, ele se acostumará com certas habilidades sendo usadas com mais frequência e, assim, desenvolvendo-as ainda mais. Você pode fazer isso praticando, explorando e aprendendo coisas novas. Alguém que termina um Sudoku todos os dias torna-se mais hábil na resolução de quebra-cabeças de Sudoku.

Esteja você começando a ficar mais esquecido ou esteja cada vez mais difícil manter o foco, desafiar seu cérebro com tarefas relacionadas pode melhorar suas funções cognitivas para ficar mais forte para tarefas semelhantes.

Conclusão

Então, da próxima vez que você estiver pensando em uma memória antiga, trabalhando ou apenas lendo em um ônibus, você poderá estar ciente dos processos em seu cérebro que tornam isso possível. Enquanto você lia este artigo, sua memória, atenção, percepção, raciocínio lógico e velocidade de pensamento foram usados para ler e processar as informações. Embora existam fatores internos e externos que possam afetar seu nível de habilidade cognitiva, você pode melhorar sua capacidade cognitiva desafiando seu cérebro.


O significado das habilidades cognitivas e como funcionam (braingymmer.com)


bottom of page