
AUTORES IMPERDÍVEIS - 2
A Importância da Literatura Clássica para Maiores de 40 Anos e sua Influência Global. Ler obras de autores clássicos, especialmente para pessoas com mais de 40 anos, pode ser uma experiência extremamente enriquecedora e transformadora por diversos motivos que transcendem fronteiras e culturas.
Conhecimento Atemporal e Sabedoria Universal: -As obras clássicas, como faróis que iluminam o tempo, transcendem gerações e oferecem um olhar sobre a condição humana em sua essência. Através delas, podemos conhecer diferentes culturas, valores e costumes, expandindo nossa visão de mundo e nos conectando com a sabedoria universal.
Autores imperdíveis: histórias indispensáveis para quem já passou dos 40. Leia, pense, sinta, questione!

Aldous Huxley
Aldous Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês, autor do clássico da literatura “Admirável Mundo Novo”. Suas meditações em torno das experiências com drogas alucinógenas foram relatadas no livro “As Portas da Percepção”. Aldous Leonard Huxley nasceu em Godalming, Inglaterra, no dia 26 de julho de 1894. Filho de um professor e escritor e neto de um famoso naturalista, Huxley cresceu em um ambiente cercado de vasta elite intelectual. Estudou no Eton College, mas foi obrigado a abandonar os estudos por causa de uma doença nos olhos que o deixou quase cego. Mais tarde, recuperado da visão, voltou aos estudos. Em 1913 ingressou no Balliol College em Oxford, obtendo a licenciatura em Literatura Inglesa em 1915.
Virgínia Woolf
Virgínia Woolf (1882-1941) foi uma escritora e editora inglesa. Uma das principais escritoras modernistas do século XX. Famosa por apresentar em suas obras as questões políticas, sociais e feministas. Adeline Virgínia Stephen nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 25 de janeiro de 1882. Filha do pensador Sir Leslie Stephen frequentou desde cedo o mundo literário. Enquanto seus irmãos estudavam em Cambridge, Virgínia estudava em casa com professores particulares, o que lhe desagradava profundamente. Em 1895, com 13 anos, ficou órfã de mãe. Em 1904, depois da morte do pai, mudou-se com seus irmãos para o bairro londrino de Bloomsbury onde residiam John M. Keynes, E.M. Forster, T.S. Eliot e Bertrand Russel. No ano seguinte, um de seus irmãos veio a falecer levando Virgínia a entrar em profunda crise nervosa.
George Orwell
George Orwell (1903-1950) foi um escritor e jornalista britânico. De estilo simples e direto escreveu a serviço da expressão de suas ideias sociais. Alcançou fama mundial nos últimos anos de vida. George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em Montihari, Bengala, Índia Britânica, no dia 25 de junho de 1903. Era filho de um funcionário público a serviço da coroa e sua mãe era filha de um comerciante francês. Em 1911 mudou-se com a família para Sussex, Inglaterra, época em que foi matriculado em um internato, onde se destacou por sua inteligência. Aprovado no Elton College, escola de elite, ali permaneceu entre 1917 e 1921, graças a uma bolsa de estudos. Sobre o Elton, Orwell escreveu mais tarde no prefácio do livro “A Revolução dos Bichos”:
James Joyce
James Joyce (1882-1941) foi um escritor irlandês. Autor de "Ulisses", considerada a obra que inaugurou o romance moderno e uma das mais importantes da literatura ocidental. James Augustine Aloysius Joyce nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 02 de fevereiro de 1882. Filho de rica família católica recebeu uma rígida formação com padres jesuítas, contra a qual mais tarde se rebelou. Foi aluno da Universidade de Dublin, onde estudou inglês, francês e italiano. Participou de grupos de literatura e teatro. Em 1902 foi estudar Medicina em Paris, mas no ano seguinte, com a morte da mãe, retornou à Irlanda. Trabalhou como professor particular e em seguida mudou-se para Trieste, na Itália, onde se sustentava dando aulas de inglês.
Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol, autor de Dom Quixote, uma obra-prima da literatura universal, foi considerado o precursor do Realismo na Espanha. Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547. Filho do cirurgião Rodrigo e de Leonor de Cortinas, tinha seis irmãos. Estudou em sua terra natal, em Valladolid e Madri. Em 1563 a família foi morar em Sevilha, onde estudou gramática e latim com padres jesuítas. Nessa época conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência.
Gustave Flaubert
Gustave Flaubert (1821-1880) foi um escritor francês, autor do romance "Madame Bovary" que o levou aos tribunais. Foi acusado de ofensas à moral e à religião. Foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena e condenado pelos puritanos, pelo tema adultério, pela crítica ao clero e à burguesia. É um dos representantes mais importantes do realismo francês. Gustave Flaubert nasceu em Rouen, Normandia, França, no dia 21 de dezembro de 1821. Era filho do médico cirurgião Achille-Cléophas Flaubert e Justine Caroline Fleuriot. Em 1832, entrou para o Colégio Real. Distraído e desinteressado não gostava de estudar, preferia devorar romances. Redigia o semanário escolar "Arte e Progresso". Aos 15 anos foi atraído pelas peças de Shakespeare, Dumas e Victor Hugo. Na adolescência, ele se apaixonou por Elisa Schlesinger, mulher casada e onze anos mais velha que ele.
Shakespeare
William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como "Hamlet", "Otelo", "Macbeth" e "Romeu e Julieta", foi considerado uma das maiores figuras literárias da língua inglesa. Shakespeare escreveu suas obras para um pequeno teatro no final do século XVI e início do XVII. Quatrocentos anos mais tarde suas peças ainda encantavam plateias em todo o mundo. William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564. Filho de John Shakespeare e de Mary Arden, seu pai foi comerciante de lã e chegou a tesoureiro e prefeito de Stratford.
Wolfgang von Goethe
Goethe (1749-1832) foi um escritor alemão, autor de "Fausto", poema trágico, obra prima da literatura alemã. Foi filósofo e cientista. Fez parte, junto com Schiller, Wieland e Herder, do "Classicismo de Weimar" (1786-1805), período do apogeu literário na Alemanha. Fruto de uma vida inquieta e de uma inteligência sem limites, a obra de Goethe abrange tudo o que precedeu e tudo o que se anunciou em seu tempo, sintetizando sentimento e razão, homem e natureza. Johann Wolfgang von Goethe nasceu em Frankfurt na Main, Alemanha, em 28 de agosto de 1749. Era filho do juiz Johann Gaspar Goethe e de Catharina Elisabeth Goethe, descendente de rica e culta família alemã. Cresceu em meio aos livros da biblioteca de seu pai, que possuía mais de 2000 volumes. Educado por tutores, recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego e latim. Estudou ciências, religião e música.
Alexandre Dumas
Alexandre Dumas (pai) (1802-1870) foi um romancista e dramaturgo francês, autor dos livros "Os Três Mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo", clássicos do romance de capa e espada de grande aceitação popular. Alexandre Davy de la Pailleterie Dumas, conhecido como Alexandre Dumas pai, nasceu em Villers-Cotterêts, Aisne, França, no dia 24 de julho de 1802. Filho do General Thomas Alexandre Dumas Davy de la Pailleterie e de Marie Louise, era neto de um marquês e de uma escrava negra de Santo Domingo. Em 1806 ficou órfão de pai. Foi aluno do Colégio do Padre Gregório, onde aprendeu latim, gramática e uma caligrafia perfeita. Em 1818, passando por dificuldades financeiras, Dumas trabalhou em um cartório da cidade. Conheceu Adolphe von Leuven, nobre sueco refugiado na França. Em 1821, junto com o amigo Leuven, escreveu a peça "O Major de Strasburgo".
Mary Sheley
Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa, autora do romance "Frankenstein", considerada a primeira obra de ficção científica da literatura mundial. Mary Wollstonecraft Godwin, conhecida como Mary Shelley, nasceu em Somers Town, em Londres, no dia 30 de agosto de 1797. Era filha do filósofo e escritor político William Godwin e da feminista e escritora Mary Wollstonecraft, autora da obra “A Reivindicação dos Direitos da Mulher” (1792).
Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, crítico literário e editor norte-americano. Autor do famoso poema “O Corvo”. Escreveu contos de mistério e horror, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura. Edgar Allan Poe nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho de atores ambulantes, quando tinha um ano, seu pai deixou a casa e no ano seguinte, sua mãe faleceu. Com dois anos foi adotado por um rico comerciante escocês. Fez seus primeiros estudos em Glasgow, na Escócia e depois em um internato em Londres, onde a família se estabeleceu, em 1816. Em 1820 já estava de volta aos Estados Unidos onde continuou os estudos em uma escola de Richmond, Virgínia. Em 1823 escreveu seus primeiros poemas. Em 1826 ingressou na Universidade de Virgínia. Nessa época, começou seu envolvimento com o jogo e o álcool. Tinha uma relação conflituosa com seu tutor.
Marcel Proust
Marcel Proust (1871-1922) foi um romancista, ensaísta e crítico literário francês. Autor da obra-prima “Em Busca do Tempo Perdido” composta de sete volumes entre eles: “Sodoma e Gomorra” e “A Prisioneira”.
A obra narrada na primeira pessoa, foi escrita em forma de uma autobiografia imaginária em que tempo e espaço são eliminados no espírito, o qual reconstitui a experiência passada por meio das associações presentes. Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust nasceu em Auteuil, próximo de Paris, França, no dia 10 de julho de 1871. Era filho de Adrien Proust, de tradicional família católica, médico e professor da Faculdade de Medicina de Paris, e de Jeanne Weil, de origem judaica, natural da região francesa de Alsácia. Com uma saúde frágil, com nove anos sofreu seu primeiro ataque de asma. Proust cursou o ensino secundário no Lycée Condorcet, onde logo mostrou sua vocação para as letras. Entre 1889 e 1990 cumpriu o serviço militar no Seguimento de Infantaria em Orleans.
Oscar Wilde
Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance, considerado uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Escreveu novelas, poesias, contos infantis e dramas. Foi mestre em criar frases irônicas e sarcásticas. Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 16 de outubro de 1854. Filho do médico Willian Wilde e da escritora Jane Francesca Elgee, defensora do movimento para independência irlandesa, cresceu rodeado de intelectuais. Criado no protestantismo converteu-se ao catolicismo. Estudou na Pastora Royal School de Enniskillen e no Trinity College de Dublin.
Charles Baudelaire
Charles Baudelaire (1821-1867) foi um dos mais influentes poetas franceses do século XIX. Foi considerado um dos precursores do Simbolismo. Baudelaire Inaugurou a modernidade da poesia que só foi reconhecida depois de sua morte. Sua maneira de ser deu origem na França aos poetas “malditos”. Charles-Pierre Baudelaire nasceu em Paris, França, no dia 09 de abril de 1821. Filho de François Baudelaire e de sua segunda esposa Caroline Defayis, com seis anos de idade ficou órfão de pai. Em 1932 sua família mudou-se para Lyon e no ano seguinte Baudelaire ingressou no internato do Collège Royal de Lyon, quando se rebelou contra a estrutura militar. Ainda na infância, Baudelaire entrou em conflito com o mundo que o cercava, e especialmente com seu padrasto o coronel Jacques Aupich. Em 1836 sua família retornou à Paris e Baudelaire foi matriculado no Lycée Louis-le-Grand. Nessa época, mostrava-se melancólico e solitário.
Jane Austen
Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesas do século XIX. É autora de clássicos como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade".
Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, na zona rural da Inglaterra, no dia 16 de dezembro de 1775. Filha de George Austen, um reverendo anglicano, e de Cassandra Austen, era a segunda menina entre sete irmãos. Cresceu em meio a um pequeno grupo social formado por uma classe abastada e religiosa. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno em companhia de sua irmã Cassandra, que se tornou sua melhor amiga por toda a vida. Ainda na adolescência, já mostrava seu talento para as letras. A biblioteca da família era seu lugar preferido quando regressava do colégio interno. Com 17 anos escreveu sua primeira obra “Lady Susan”, uma novela na qual expõe as relações pessoais dos que viviam naquele tempo.
Dante Alighieri
Dante Alighieri (1265-1321) foi o maior poeta italiano da literatura medieval. Autor do poema épico “A Divina Comédia” na qual relata sua viagem imaginária ao inferno, purgatório e paraíso encontrando mortos ilustres do passado ou de sua época, discutindo fé e razão, religião e ciência, amor e paixões. Dante Alighieri nasceu em Florença, Itália, por volta de 25 de maio de 1265. Filho de Alighieri e Bella, importante família de origem aristocrática, ficou órfão de mãe ainda menino.
Homero
Homero (850 a. C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga, autor das obras-primas "Ilíada" e "Odisseia", que narram as aventuras dos heróis gregos da guerra de Troia e que tiveram grande influência na literatura ocidental. Homero nasceu em algum lugar da Jônia, antigo distrito grego da costa ocidental da Anatólia, que hoje constitui a parte asiática da Turquia, por volta de 850 a. C. As cidades de Esmirna, Rhodes, Quio, Argos, Ítaca, Pilos e Atenas também reivindicam a honra de ter sido a pátria de Homero, dada a importância de suas obras.
Ernest Hemingway
Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o Prêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar" em 1953, e o Nobel de Literatura em 1954. Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, Illinois, Estados Unidos, no dia 21 de julho de 1899. Filho de um médico da área rural acompanhava o pai nas visitas aos doentes.
Decidido a não cursar a universidade tornou-se jornalista. Com 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City. Com o início da Primeira Guerra Mundial (1912-1918), alista-se como voluntário no exército italiano. Foi designado motorista de ambulância, mas foi gravemente ferido e permaneceu longo tempo hospitalizado. Depois de recuperado, casou-se e foi para Paris como correspondente do jornal Toronto Star. Nessa época, passou privações e decepções.
